sábado, 1 de outubro de 2022

O Curtume Santa Maria Outra fonte de trabalho em Peixinhos, O Curtume Santa Maria, Foi inaugurado um ano antes do Matadouro, em 1918. O couro do gado era comprado ao matadouro. Antes de ser exportado, o couro passava por vários processos de tratamento. Chamava a atenção um tanque cheio de um líquido que aparentemente tinha angicos. O que se comentava é que alguns homens adoeciam por culpa da química usada para curtir o Couro. Na época o salário no curtume,que pertencia a Olinda, era menor que o do Matadouro, de Recife. Curiosamente, a distância entre o Curtume e o Matadouro era de apenas 20 metros, divididos que eram por uma rua. Com o fechamento do Matadouro, o Curtume começou a cair. Seu Efigênio afirmou que os três irmãos, Neco, Adalto e Quinquin, deixaram o Curtume de lado para fundar um banco. Novamente, muita gente ficou desempregada, muitos se entregaram à bebida e outros foram brigar por suas aposentadorias, principalmente aqueles que trabalharam durante décadas e lá envelheceram, expondo suas mãos aos efeitos danosos da química utilizada na curtição do couro.
Fotografia Tirada da Torre do Relógio do Antigo Matadouro Municipal Vendo-se a Fachada Principal do Curtume Santa Maria ao Fundo a Chaminé - Peixinhos Em 1986.


Senhor com sua Carrocinha de Sorvetes Em 1970, Na Fotografia ele está parado Justamente onde hoje Funciona o CVA Centro de Vigilância Ambiental - Prefeitura do Recife, ao Fundo o Antigo Curtume Santa Maria que Atualmente não Sobrou nada desse Prédio para Contar História, no Local Atualmente Foi Construído os Conjuntos Habitacionais Peixinhos I e II. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário