segunda-feira, 3 de outubro de 2022
A Escola “Dom Bosco, Situada nos Peixinhos, na Vizinha cidade de Olinda, foi fundada a 27 de Agosto de 1934, com grandes festas presididas por Frei Matias Teves e pelo ex-prefeito Cabral Filho, com celebrações de várias professoras, entre as quais as Sras. Eugênia Mousinho, Emília Lemos Rocha e Tereza Mousinho.
Ideia e Realização do Cônego Ayrton Guedes, a Escola iniciou o seu funcionamento com cerca de 40 alunos e graças ao apoio material prestado pelo Dr. Luiz Delgado, ao tempo oficial de gabinete do secretário do interior, por cujo intermédio lhe foram cedidos materiais e moveis tidos como imprestáveis, dos grupos escolares José Maria e Frei Caneca. A casa para a sua instalação foi alugada ao Dr. Almeida Pernambuco pela quantia de Seiscentos Mil Réis por ano e a primeira subvenção concedida pelo governo do estado, em 1935, e ainda por intermédio do Dr. Luiz Delgado, foi de um conto e oitocentos mil réis anuais. Graças à colaboração de numerosos outros benfeitores, e sobretudo ao espirito profundamente apostólico do seu diretor, o cônego Guedes, obtendo maior subvenção do Estado, bem como do Governo Federal e da Prefeitura de Olinda, pode a Escola “Dom Bosco” aumentar, consideravelmente, as suas obras de ação social e construir um patrimônio que já excede a cifra de Cr$ 200.000.00. Atualmente, conta a escola com 420 alunos de ambos os sexos, filhos de gente pobre dos Peixinhos, ministrando-lhes instrução, fornecendo-lhes merenda escolar.
Comemorando o seu 15° aniversário a Escola “Dom Bosco” realizou no dia 27 de Agosto último um programa solene, com missa ás 7:30 em intenção dos seus benfeitores, jogos e divertimentos para os alunos, sessão solene a tarde, com o comparecimento de autoridades e convidados, entre os quais o Prefeito Manuel Regueira, e sessão cinematográfica, a noite, para os alunos.
Fonte Jornal Pequeno de 02 de Setembro de 1949.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário