segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Procissão de São Sebastião em Peixinhos Em 1986. (Acervo Zuleide de Paula).
Naquele tempo havia muitas epidemias, Doenças infecciosas como malária, Bexiga(varíola), Tuberculose e Maleita. No ano de 1926 a esposa de Sr. Biu teve uma bexiga braba, ficou muito mal, que obrigava ela a se deitar na palha de bananeira porque não aguentava se deitar em panos ou colchão.
Senhor Biu apavorado fez uma promessa a São Sebastião que se sua mulher escapasse da morte, Festejaria o Santo Defensor contra a peste, enquanto vivesse.
Sr. Biu da Capelinha Fundador da Procissão de São Sebastião de Peixinhos no dia 27 de Janeiro de 1927.
Nascido em Maio de 1879, Senhor Biu já tinha 48 anos quando fez essa promessa e assim no dia 27 de Janeiro de 1927, Preparada a primeira procissão, programada para sair de sua casa já que esposa escapara da morte e seguir rumo a jatobá, lugar onde Sr. Biu morava muitos anos.
Capelinha de São Sebastião de Peixinhos, na Rua São Sebastião na Década de 1980 (Acervo Zuleide de Paula).
Em 1911 chegava aqui o senhor severino, mas que ficou conhecido como Senhor Biu da Capelinha ou Senhor Biu da Procissão.
Nascido em Timbaúba, morava em Ouro Preto jatobá há bastante tempo. Veio para Peixinhos para trabalhar no Matadouro Municipal Industrial e ia a Pé para jatobá pois, transporte não havia. Era muito cansativo fazer esse percurso diariamente. Foi quem começou a cortar o mato, limpar o chão e fez uma casinha com palhas de coco e varas de mangue para morar com sua família, em frente a atual Capela de São Sebastião. Aos poucos foi chegando mais gente fazendo o que ele fez, Cortando mato e construindo uma casinha junto da outra, e se tornando seus vizinhos. A Família do Sr. Belmiro, Sr. Zé Borges, Sr. João Caiano, Senhor Mundinho, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário