segunda-feira, 14 de maio de 2018

Presidente Juscelino Kubitschek tocando no Fosfato 1957. 

Inauguração da Fábrica da Fosforita Olinda S/A. 

Em 1957 foi inaugurada oficialmente a Fosforita Olinda S/A.
Juscelino Kubitschek era o Presidente do País e veio acompanhado de sua comitiva para a festa de inauguração.  Até seu avião presidencial sobrevoou toda área da fábrica. A estrada de São Benedito era uma festa só. mesmo sem participar, o povo vibrava, pois ver de repente o Presidente do Brasil passar em um lugar tão simples era felicidade demais. Era progresso demais. Era o futuro chegando em Peixinhos.
Ficava assim conhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores fontes de fosfato do mundo. 
Foi com a vinda da fosforita que iniciou-se a comemorar em Peixinhos o dia 1° de Maio dia do Trabalhador. quem promovia esta festa, que durava o dia inteiro, era a própria administração da fábrica. 
Havia fogos de artifícios, missa campal, jogos, brincadeiras tradicionais como corrida de saco, ovo na colher, cabo de guerra. Os torneios ciclísticos e de futebol, assim como as maratonas, também faziam parte desta festa. Ao entardecer, havia uma grande procissão em homenagem a São José, Padroeiro do Trabalhador. 
Festa de 1° de Maio na Antiga Estrada de São Benedito, Atual Avenida Presidente Kennedy no Bairro de Peixinhos em Olinda, Na Imagem o Trecho Atual na Proximidades do Caic Norma Coelho, Olinda 01 de Maio de 1960.

Foto: Júlio Vieira Barbosa.

Atrás da Procissão desfilavam os funcionários da fábrica, todos os carros e tratores, os tanarroques (tipo de trator muito grande), FÊNÊMÊS - FNM - uma marca de caminhão. As crianças e os jovens da cruzada de igreja também desfilavam. O roteiro dessa procissão, ia da Fosforita até Sitio Novo (Bairro Vizinho ao de Peixinhos), e voltava para o ponto de saída. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário